Buying Here Now

Buying Here Now

OpenAI libera GPT-4.1 no ChatGPT com foco em velocidade e desempenho em códigos

OpenAI disponibilizou os modelos 4.1 e 4.1 mini do GPT (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

A OpenAI lançou os modelos GPT-4.1 e GPT-4.1 mini no ChatGPT, com foco em desempenho superior e agilidade em tarefas de codificação.
O GPT-4.1 está disponível para usuários dos planos Plus, Pro e Team, enquanto o GPT-4.1 mini pode ser usado gratuitamente.
A empresa também anunciou que vai aumentar a frequência da divulgação das avaliações internas de segurança dos seus modelos de IA.

A OpenAI anunciou nesta quarta-feira (14/05) a chegada dos modelos GPT-4.1 e GPT-4.1 mini ao ChatGPT. As novas versões trazem melhorias de desempenho em tarefas de codificação e maior agilidade na execução de comandos, conforme detalhou a empresa nas redes sociais.

A versão completa do GPT-4.1 está sendo distribuída para usuários das assinaturas Plus, Pro e Team do ChatGPT. Já o modelo GPT-4.1 mini será acessível tanto para usuários gratuitos quanto para assinantes. Com a mudança, o GPT-4.0 mini foi retirado da plataforma.

By popular request, GPT-4.1 will be available directly in ChatGPT starting today.GPT-4.1 is a specialized model that excels at coding tasks & instruction following. Because it’s faster, it’s a great alternative to OpenAI o3 & o4-mini for everyday coding needs.— OpenAI (@OpenAI) May 14, 2025

O que muda com a chegada do GPT-4.1?

De acordo com a OpenAI, o GPT-4.1 se destaca em atividades de programação e execução de instruções complexas, superando modelos anteriores nesse tipo de tarefa. Além disso, apresenta uma velocidade superior em relação aos modelos da série “o”, como o GPT-4o.

A empresa já havia disponibilizado esses modelos em abril, mas restritos ao uso via API para desenvolvedores. Agora, eles chegam diretamente ao ChatGPT, ampliando o acesso para usuários da plataforma. Segundo a OpenAI, essa atualização é parte de um esforço contínuo para tornar o chatbot mais útil para quem utiliza a IA em processos de desenvolvimento de software e automação de tarefas.

Apesar das melhorias, a introdução do GPT-4.1 levantou questionamentos na comunidade de pesquisa em inteligência artificial. Críticos apontaram a ausência de um relatório de segurança específico sobre o novo modelo no momento do lançamento via API.

Na época, a OpenAI justificou que o GPT-4.1, por não ser considerado um modelo de fronteira (ou seja, com capacidades além das versões anteriores), não exigiria o mesmo rigor em avaliações de segurança.

A OpenAI está sendo mais transparente com seus modelos?

Sim. Junto com o lançamento no ChatGPT, a empresa informou que passará a divulgar de forma mais frequente os resultados das suas avaliações internas de segurança dos modelos de IA. As informações estarão disponíveis no novo espaço criado para isso, chamado de Safety Evaluations Hub.

Johannes Heidecke, responsável pelos sistemas de segurança da OpenAI, explicou que o GPT-4.1 não introduz novas formas de interação nem supera o modelo o3 em termos de inteligência, o que, segundo ele, muda o tipo de risco envolvido. Ainda assim, a empresa reforçou o compromisso em oferecer mais clareza sobre os recursos que está colocando no mercado.

O lançamento ocorre em meio à crescente movimentação de grandes empresas de tecnologia no setor de ferramentas de programação com IA. A OpenAI estaria próxima de anunciar a aquisição da Windsurf, plataforma especializada em codificação com IA. No mesmo dia, o Google também anunciou melhorias no Gemini, seu assistente com IA, para facilitar conexões com projetos no GitHub.

Com informações do TechCrunch
OpenAI libera GPT-4.1 no ChatGPT com foco em velocidade e desempenho em códigos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Review Your Cart
0
Add Coupon Code
Subtotal