Netflix aposta em publicidade para crescer (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
Netflix vai oferecer ferramentas de IA generativa para criar anúncios integrados a conteúdos da plataforma.
O plano com publicidade da Netflix ultrapassou 94 milhões de usuários ativos por mês.
Plataformas concorrentes também apostam em IA para otimizar inserções publicitárias e formatos interativos.
A Netflix vai oferecer ferramentas de inteligência artificial generativa para que empresas criem propagandas mais integradas a filmes e séries. Em um dos exemplos, a companhia exibiu um produto colocado sobre um plano de fundo inspirado em Stranger Things.
Este novo tipo de anúncio pode aparecer enquanto o usuário assiste a uma série ou filme, ou ao pausar a reprodução. A propaganda pode ser estática ou direcionar a um site, loja ou produto.
Streaming com publicidade está em alta
O plano com anúncios, lançado em 2022, está fazendo sucesso. No evento Upfront, voltado ao mercado corporativo, a Netflix revelou que sua opção com publicidade atingiu a marca de 94 milhões de usuários mensais, mais que o dobro de um ano atrás.
A Netflix está investindo em mais soluções para propaganda. A gigante do streaming pretende levar sua plataforma própria a todos os 12 países em que o plano está disponível. Outra novidade para as empresas são diferentes formatos, como propagandas interativas e patrocínio de produções originais.
Outras plataformas audiovisuais também estão interessadas em atrair anunciantes. O YouTube, por exemplo, anunciou que vai usar o Gemini para entender qual é o melhor momento para inserir propagandas nos vídeos. E para quem não gosta de anúncios, a opção é pagar R$ 16,90 mensais no novo YouTube Premium Lite.
Peak Point em um vídeo do YouTube (imagem: reprodução/YouTube)
Novo merchan?
Colocar produtos no meio de programas de TV não é uma novidade — basta pensar nas inserções publicitárias nas novelas, os famosos “merchans”, quando um personagem mostra um produto ou fala sobre uma empresa (geralmente, de uma forma nada discreta).
Um caso, porém, viralizou recentemente e virou piada na internet. Nos anos 2000, a TV chilena transmitiu filmes da saga Star Wars com alterações curiosas. Entre uma cena e outra, montagens sugeriam que os próprios personagens pegavam latas e garrafas de cerveja.
Será que a IA da Netflix vai superar a criatividade dos publicitários?
Com informações da Netflix, Ars Technica e The Verge
Netflix vai colocar anúncios gerados por IA no meio de séries e filmes
Leave a Reply