Bateria é a principal reclamação contra a Motorola em maio (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
A bateria dos celulares Motorola tem sido alvo de críticas após atualizações recentes.
Levantamento do Reclame Aqui aponta aumento nas queixas relacionadas à bateria e desempenho.
A Motorola afirma estar ciente dos problemas e promete atualização para breve.
Os donos de celulares fabricados pela Motorola passaram a criticar com mais frequência a bateria do aparelho, na esteira de um problema que faz a carga durar muito menos. Nenhuma solução foi implementada até agora. Um levantamento exclusivo feito pelo Reclame Aqui para o Tecnoblog mostra que bateria e problema durante ou após atualização se tornaram as queixas mais frequentes em maio. O aquecimento e os casos de lentidão e travamento ambém são citados com frequência.
Houve uma inversão nos principais alvos de reclamações, já que, em abril, os problemas com a tela apareciam no primeiro lugar do ranking e a bateria era o segundo colocado. Já as dificuldades após uma atualização de sistema apareciam somente na quinta posição.
O levantamento do Reclame Aqui identificou 1.007 queixas contra a Motorola no mês passado. Já o período entre o dia 1º e 11 de maio anotou 645 críticas, indicativo de que os consumidores estão mais vocais em relação à empresa. Dá uma média de 58 novos registros por dia.
Reclamações contra a Motorola (645, até 11/05):
Bateria
Problema durante/após a atualização
Problemas com a tela
Aquecimento
Lentidão/travamento
O que dizem os clientes da Motorola
A página no Reclame Aqui dedicada à Motorola passou a receber inúmeros relatos. Uma pessoa de Farroupilha (RS) escreveu que “meu smartphone Moto G32 está esquentando e a bateria está acabando muito rápido após a atualização realizada em abril”. Ela revela que fez a restauração de fábrica, mas não funcionou.
Outro consumidor, desta vez de São Paulo, afirma que seu Moto G42 “chega a desligar diversas vezes se não permanecer conectado no carregador” durante a noite. Já um cliente de Salinópolis (PA) disse que seu Moto G53 descarregou 20% também durante a noite, período em que fica sem uso.
Moto G42 desliga várias vezes durante a noite (foto: Darlan Helder/Tecnoblog)
Um terceiro, de Passo Fundo (RS), sente saudade do antigo desempenho: “meu celular precisava ser carregado somente uma vez” pois quase não é usado durante o dia. Ele acrescenta: “após atualizações, ele descarrega quase que instantaneamente e aquece demais”.
Diversos modelos de Moto G são citados nas queixas tanto no Reclame Aqui quanto em outros sites. O problema parece se estender por smartphones da Motorola de variadas faixas de preço.
Não há solução até o momento
A Motorola declarou ao Tecnoblog na semana passada que está ciente dos problemas e que trabalha “com nossos parceiros para investigá-los”. Disse ainda que fornecerá uma atualização em breve.
Nas redes, o perfil oficial da marca tem adotado a postura de pedir que os clientes entrem em contato por DM. A Motorola ainda não deu nenhuma nova declaração pública sobre a pane.
O Google também foi procurado, mas não respondeu ao pedido de comentário. Existe a suspeita de que o Google Play Services, espécie de módulo no Android, tenha algum defeito que impacte o desempenho do telefone. Alguns consumidores atualizaram este software e perceberam melhorias. Já outros continuam enfrentando as mesmas dificuldades de antes.
Samsung e Google
A equipe do Reclame Aqui também se debruçou sobre as queixas contra a Samsung. Não houve, no entanto, alteração na ordem dos temas mais citados: os problemas na tela continuam em primeiro lugar. O Google, responsável pelo sistema Android, também passou pela averiguação, mas anotou um volume muito baixo de reclamações para aparecer no levantamento.
Motorola enfrenta aumento de reclamações sobre bateria
Leave a Reply