Versão beta começou a receber novo botão (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O WhatsApp vai mudar a forma de enviar áudios em seu aplicativo: será necessário tocar o botão de microfone para iniciar a gravação e, após falar, tocar novamente no botão para enviar. É um processo bem semelhante com o modo de mãos livres já existente.
A mudança foi encontrada pelo WABetaInfo na versão 2.25.15.19 do WhatsApp para Android, ainda em versão beta. Usuários inscritos no programa de testes devem receber o botão atualizado nas próximas semanas. Antes disso, no fim de abril, a mesma funcionalidade começou a chegar para a versão beta do iOS.
O que vai mudar nos áudios do WhatsApp?
Atualmente, há duas maneiras de gravar mensagens de voz no WhatsApp. A primeira é tocando e segurando o botão de microfone. Ao soltá-lo, o áudio é enviado automaticamente; para cancelar, é necessário deslizar o dedo para a esquerda antes de afastá-lo da tela.
A outra maneira, chamada “mãos livres”, usa uma espécie de trava. Para isso, é preciso tocar no microfone e deslizar o dedo para cima. A partir daí, surgem três novos botões na tela: uma lixeira, para apagar; um ícone de pausa, para interromper a gravação e retomá-la; e uma seta, para enviar o áudio.
Usuário não vai mais segurar botão para gravar (imagem: reprodução/WABetaInfo)
Com a atualização, este segundo método se torna o padrão e passa a ser ativado automaticamente, com um toque no microfone, sem a necessidade de arrastar para cima. O WhatsApp Web, aliás, já funciona desse jeito.
Na prática, o que isso significa?
Gravações de voz são muito úteis em várias situações, mas, às vezes, elas podem ser bem desagradáveis: quem nunca recebeu uma série de áudios cortados, ou muito longos, ou com um trecho muito difícil de entender?
Ao “impor” o modo de mãos livres, o WhatsApp pode resolver alguns problemas.
Hoje, o áudio pode ser enviado acidentalmente ao tirar o dedo da tela. Com a mudança, isso não acontece mais.
Colocar os botões para apagar e pausar na tela é mais intuitivo do que depender de gestos.
Ao pausar um áudio, é possível ouvi-lo antes de enviar.
O botão de pausar pode resolver outros problemas. Foi interrompido? Entrou em um lugar com muito barulho? Esqueceu o que ia falar no meio da frase? Pause e continue depois, sem mandar um áudio incompleto ou inaudível.
Fica mais fácil mandar um áudio quando o celular está no painel do carro, ou deixar o aparelho em cima da mesa enquanto você fala.
Por outro lado, apenas segurar para gravar e soltar para enviar pode ser mais ágil e mais fácil em mensagens curtas. Além disso, o fim dessa opção pode causar problemas para quem está acostumado com ela.
Com informações do WABetaInfo
WhatsApp terá mudança em botão para gravar áudio
Leave a Reply