Função de gravação foi encontrada nos códigos do aplicativo de celular do ChatGPT (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
Se, depois de uma reunião longa, você precisa recapitular os principais pontos discutidos, o ChatGPT poderá facilitar essa tarefa. Linhas de código adicionadas à última versão do chatbot para dispositivos móveis indicam o desenvolvimento de um recurso que permitiria aos usuários registrar, transcrever e resumir videoconferências.
Quem identificou a nova funcionalidade foi o usuário M1Astra na plataforma X (antigo Twitter). Atualmente, embora o ChatGPT possa interagir com serviços de terceiros, ele não possui uma forma direta de participar ou processar reuniões em tempo real.
Como funcionaria o resumo de reuniões no ChatGPT?
Pelas informações encontradas no código, o aplicativo solicitaria acesso ao microfone e ao áudio do sistema. Ele ainda daria opções para pausar e retomar a gravação, transformar o áudio capturado em texto e, posteriormente, gerar relatórios ou resumos rápidos das discussões.
Ainda não está claro como o aplicativo pode implementar a ferramenta. A Bleeping Computer especula que, em vez de uma integração direta com aplicativos de videoconferência, como Microsoft Teams ou Zoom, o recurso do ChatGPT funcionaria como uma sobreposição dentro do próprio app, gravando o áudio do microfone ou a tela do dispositivo.
Novo recurso de gravação, transcrição e resumo de reuniões reforçam uso do ChatGPT para produtividade (imagem: reprodução/M1Astra)
De olho na concorrência
A introdução da ferramenta reforça o ChatGPT em um caminho de competição mais direto com assistentes de IA já estabelecidos no mercado de produtividade, como o Copilot integrado ao Microsoft Teams, que oferece funcionalidades semelhantes. Para a OpenAI, seria um movimento estratégico para tornar o ChatGPT uma ferramenta ainda mais presente no cotidiano dos usuários.
Entretanto, esse não é o primeiro sinal que a empresa de Sam Altman dá nesta direção. No último mês, a OpenAI implementou, em uma atualização na ferramenta de busca do ChatGPT, a possibilidade de pesquisar produtos e receber indicações de preços e lojas para comprá-los. Analistas compararam imediatamente a ferramenta ao Google Shopping, enxergando-a como uma opção para quem faz compras pela internet.
Com informações do BleepingComputer
Se cuida, Copilot: ChatGPT será capaz de ouvir e resumir reuniões online
Leave a Reply