Samsung deve apostar em bateria de aço inoxidável (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
Samsung pretende adotar uma tecnologia de bateria baseada em aço inoxidável para melhorar a densidade energética e a velocidade de carregamento.
A estrutura de aço também ajuda a evitar o inchaço da bateria, problema recorrente em modelos anteriores da marca.
A informação consta em um novo relatório, mas não há uma data de quando a nova tecnologia será implementada nos dispositivos.
Um relatório indica que a Samsung pretende implementar uma nova tecnologia de bateria em seus próximos aparelhos. A novidade, porém, não será o tão esperado modelo baseado em silício-carbono, já presente em dispositivos de marcas concorrentes.
Em vez disso, a gigante sul-coreana deve apostar em uma solução baseada em aço inoxidável, que promete ganhos em densidade energética, velocidade de carregamento e segurança contra inchaços — um problema recorrente em modelos anteriores.
O que é a nova bateria que a Samsung deve utilizar?
De acordo com informações divulgadas pelo portal The Elec, a Samsung planeja empregar uma tecnologia conhecida como “SUS CAN” — baseada no uso de aço inoxidável nas células da bateria. Essa inovação tem como objetivo aumentar a densidade energética e acelerar o carregamento, dois pontos frequentemente mencionados por usuários como áreas a melhorar nos dispositivos da marca.
Outro benefício dessa estrutura é a maior resistência ao inchaço da bateria com o tempo, problema que já afetou diversos modelos da Samsung no passado. A adoção do SUS CAN também pode colocar a empresa em pé de igualdade com a Apple, que já utiliza a mesma tecnologia em modelos como o iPhone 16 Pro Max.
Apesar das expectativas, o uso de baterias em silício-carbono — capazes de oferecer mais capacidade em espaços reduzidos — ainda não deve fazer parte dos planos imediatos da fabricante sul-coreana. Enquanto isso, marcas como OnePlus e Oppo seguem avançando, com modelos que combinam desempenho de bateria superior com designs mais finos.
Quando essa nova tecnologia pode chegar aos aparelhos Galaxy?
Porcentagem de bateria em celular Galaxy M31 (foto: Darlan Helder/Tecnoblog)
Ainda não há uma data definida para a aplicação da bateria SUS CAN nos dispositivos da Samsung. O relatório também não especifica se a estreia ocorrerá em smartphones dobráveis, na linha Galaxy S ou em outro segmento do portfólio da marca.
O tema vem ganhando atenção especialmente após o lançamento do Galaxy S25 Edge, que recebeu críticas por sua bateria considerada modesta em comparação a rivais. A possível chegada da nova tecnologia pode representar um avanço na autonomia e durabilidade dos dispositivos, mas tudo ainda depende da decisão da Samsung de quando — e como — implementá-la.
Com informações do 9to5Google
Samsung pode adotar nova tecnologia de bateria com aço inoxidável, aponta relatório
Leave a Reply