LG Velvet foi um dos últimos smartphones de topo de linha da marca (foto: Paulo Higa/Tecnoblog)
A LG vai desligar os servidores fornecem atualizações para smartphones da marca no dia 30 de junho de 2025. Depois desta data, os aparelhos não poderão mais receber os updates disponíveis.
A marca sul-coreana anunciou sua saída do mercado de smartphones em abril de 2021. Na ocasião, a empresa prometeu três anos de atualização do Android para aparelhos de topo de linha lançados de 2019 em diante, a contar a partir da data de chegada ao mercado.
LG Wing tinha tela giratória (imagem: divulgaçào)
Com isso, o compromisso de atualizações foi cumprido já em 2024, mas a LG manteve os serviços por mais algum tempo, oferecendo updates de segurança para Android 12 e Android 13.
Agora, a LG alerta os donos de smartphones da marca que os servidores serão desligados. Por isso, para quem tem um celular LG e deseja continuar usando, a recomendação é ligar o aparelho e baixar as atualizações.
Além de encerrar os serviços, a LG também vai colocar um ponto final no programa para computadores LG Bridge, voltado a fazer backups e atualizações dos smartphones.
Por que a LG saiu do mercado de smartphones?
A divisão de aparelhos móveis da LG parou de dar lucro em 2014, acumulando prejuízos de US$ 3,44 bilhões entre 2015 e 2020. No início de 2021, houve conversas para vender a unidade, mas as negociações não avançaram. Com isso, em abril daquele ano, a empresa sul-coreana achou melhor se retirar desse mercado e se concentrar em outras áreas.
A marca trouxe inovações marcantes, sendo uma das pioneiras em telas mais alongadas, touchscreens capacitivas, câmeras duplas e processadores com mais de um núcleo.
No entanto, não foi suficiente: algumas delas se tornaram padrões do setor, tirando o que poderia ser um diferencial da LG, enquanto outras simplesmente não eram úteis ou interessantes o suficiente para fazer a empresa ganhar terreno, como telas giratórias ou duplas.
Para completar, a falta de investimento em marketing e os problemas de hardware formaram um cenário péssimo para a companhia, que não conseguiu competir com Apple e Samsung, nem enfrentar a forte ascensão das marcas chinesas.
Com informações do The Verge e do Android Authority
O adeus final: LG vai desligar servidores que atualizam celulares
Leave a Reply