Novos chips devem vir de parceria entre Nvidia e MediaTek (imagem: divulgação/Nvidia)
N1X e N1. Se os rumores estiverem corretos, esses serão os nomes dos chips com arquitetura Arm que a Nvidia apresentará em breve para equipar PCs com Windows. A companhia não estará sozinha nessa empreitada: os novos processadores devem surgir de uma parceria com a MediaTek.
Os burburinhos sobre a Nvidia entrando nesse mercado não são recentes, mas ganharam força no início do ano. Isso porque, na CES 2025, Jensen Huang (CEO da Nvidia) reconheceu que a companhia tem planos para CPUs de PCs, ainda que não tenha entrado em detalhes sobre isso.
Mas novidades parecem estar a caminho. A Computex 2025 vai ser realizada a partir de 19 de maio. A expectativa é a de que os tais chips N1X e N1 sejam revelados oficialmente no evento.
Se o anúncio for realmente realizado, mais do que concorrentes da Intel e da AMD, Nvidia e MediaTek se tornarão rivais da Qualcomm, que atua praticamente sozinha no segmento de SoCs de arquitetura Arm para PCs com a família de chips Snapdragon X.
Como serão os chips N1X e N1?
De acordo com os rumores, os chips N1X e N1 terão até dez núcleos Cortex-X925 de alto desempenho e até dez núcleos Cortex-A725 de eficiência energética. As quantidades de núcleos devem variar de modelo para modelo.
Sem nenhuma surpresa, os novos chips também deverão trazer GPUs integradas da própria Nvidia, mais especificamente, unidades com arquitetura Blackwell.
O supercomputador Project Digits (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Em linhas gerais, fala-se que os novos processadores serão versões mais acessíveis do chip GB10, que equipa o supercomputador para inteligência artificial Nvidia Project Digits. Aliás, o GB10 é fruto justamente de uma parceria entre a Nvidia e a MediaTek.
Ainda não está claro, porém, quando os primeiros computadores baseados nos chips N1X e N1 efetivamente chegarão ao mercado. Os poucos rumores a respeito sugerem que a estreia acontecerá no último trimestre de 2025, com a produção dos chips devendo ganhar escala em 2026.
Com informações do Tom’s Hardware
Nvidia deve anunciar CPUs Arm para PCs com Windows em breve
Leave a Reply