Buying Here Now

Buying Here Now

Microsoft fez uma grande confusão no relógio com segundos do Windows 10

Computador com Windows 10 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Às vezes a Microsoft faz confusão com funções do Windows. Essa “tradição” vai perdurar até nesta fase final do ciclo de vida do Windows 10. Por motivos poucos claros, a companhia removeu o relógio com segundos do menu suspenso de calendário do sistema operacional. Mas, em breve, o recurso será restaurado.

O tal relógio aparecia quando você clicava no canto direto da barra de tarefas, logo acima do calendário exibido na mesma área. A principal vantagem desse relógio é que ele mostra os segundos, ao contrário da opção que fica sempre visível na barra de tarefas.

No começo de 2025, a Microsoft deixou de mostrar esse relógio acima do calendário, fazendo muitos usuários ficarem contrariados. A companhia nunca deu explicações claras sobre essa remoção. Um dos possíveis objetivos seria o de poupar recursos de processamento de interface gráfica, mas essa não parece ser uma causa plausível.

Então, o relógio com segundos vai voltar ao Windows 10?

Sim. Em uma nota sobre o Windows 10 para usuários do programa de testes Windows Insider, a Microsoft revelou que o relógio com segundos do calendário do sistema vai ser restaurado a partir da compilação 19045.5912.

Também não está claro o que fez a companhia decidir restaurar o recurso. Talvez tenha sido o número de reclamações dos usuários, mas nunca saberemos. Na postagem, a companhia informa somente que a compilação “traz de volta a visualização do relógio que exibe os segundos no calendário que havia sido removida”.

O relógio com segundos do Windows 10 antes, agora e depois (imagem: reprodução/Windows Latest)

Agora, se você usa o Windows 10 e percebeu que o relógio com segundos continuou por aí, não estranhe. Tal como explica o Windows Latest, o recurso sumiu de algumas instalações em janeiro de 2025. Outros usuários perceberam o sumiço somente em abril. Em muitas máquinas, porém, o relógio com segundos continuou sendo exibido durante todo esse tempo (meu caso).

É uma confusão que não faz sentido. Se o fim do suporte ao Windows 10 está próximo (vai ocorrer em 14 de outubro de 2025, relembrando), por que mexer em um recurso que não incomoda ninguém? E, mesmo se incomodasse, para que fazer a remoção a essa altura?

Seja como for, o recurso está de volta, oficialmente. A compilação do Windows 10 que o reintroduz faz parte da atualização KB5058481, a ser liberada amplamente a partir deste mês.
Microsoft fez uma grande confusão no relógio com segundos do Windows 10

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Review Your Cart
0
Add Coupon Code
Subtotal