Bug no Linux (imagem ilustrativa: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Em agosto de 2024, a Microsoft liberou uma correção para Windows que corrigia uma vulnerabilidade importante. Mas houve um efeito colateral inesperado: depois que a atualização era instalada, o dual boot com Linux deixava de funcionar em máquinas com os dois sistemas. O problema foi corrigido, mas nove meses depois.
Ao usar o dual boot com Windows e Linux, você pode escolher qual desses sistemas operacionais inicializar assim que o PC é ligado. Uma das ferramentas mais usadas para esse fim é o GRUB, que foi amplamente afetado pela falha.
Depois que a falha se manifestava, somente a distribuição Linux instalada deixava de ser acessada pelo dual boot. O Windows continuava carregando normalmente. Se foi por isso ou não, o fato é que a Microsoft só solucionou o problema agora, em maio de 2025.
Correção foi liberada para Windows 10 e outras versões do sistema operacional (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como é a correção de dual boot?
A correção faz parte do pacote de segurança KB5058385, que começou a ser liberado em 13 de maio. A atualização está disponível para o Windows 11 nas versões 21H2, 22H2 e 23H2 (aparentemente, a versão 24H2 não é afetada), para o Windows 10 21H2, para o Windows Enterprise 2015, e para o Windows Server nas versões 2012, 2012 R2, 2016, 2019 e 2022.
O pacote pode ser obtido pelas vias tradicionais, ou seja, via Windows Update. Depois de sua instalação, o Secure Boot Advanced Targeting (SBAT), que era o mecanismo problemático, passa a funcionar normalmente, não impedindo distribuições Linux de serem acessadas via dual boot.
A Microsoft só não explicou o porquê de ter demorado tanto para liberar a correção. Curiosamente, a documentação da atualização que causava o problema apontava que a sua instalação não era efetuada em computadores com dual boot. Muitos usuários descobriram da pior forma que isso não era verdade.
Essa inconsistência de informações era mais uma razão para a companhia lançar uma correção com urgência. Enquanto aguardavam uma solução, muitos usuários que dependem de dual boot com Windows e Linux tiveram que recorrer a “gambiarras”, como desativar o mecanismo de proteção Secure Boot.
Bom, melhor tarde do que mais tarde.
Com informações de It’s Foss
Microsoft demorou 9 meses para corrigir bug em dual boot com Linux
Leave a Reply