O novo Menu Iniciar do Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft)
A Microsoft anunciou vários recursos para usuários de Copilot+ PCs, mas também há novidades para quem tem um computador tradicional, por assim dizer. Um deles é o novo layout do Menu Iniciar do Windows 11, que ficou mais amplo e organizado.
A companhia passou os últimos meses experimentando várias novas abordagens para o Menu Iniciar. A que vai ser liberada oficialmente remete a um teste descoberto em maio de 2024, quando surgiram imagens de um Menu Iniciar com um painel flutuante.
Pois é justamente esse painel que está sendo adicionado. Por meio dele, o usuário tem acesso rápido a mensagens ou chamadas, desde que integre o computador ao seu celular via Phone Link (no Brasil, Vincular ao Celular).
Compatível com iOS e Android, essa ferramenta sincroniza não só mensagens e chamadas, como também permite o compartilhamento de fotos entre os dois dispositivos e dá acesso às notificações do celular.
Mas o maior avanço está no Menu Iniciar em si. A reformulação o deixou ligeiramente mais largo, bem como mais organizado. Ícones fixos continuam sendo exibidos na parte superior, podendo ser personalizados. Logo abaixo está a área de Recomendações, que provavelmente poderá ser desativada.
Na parte inferior do Menu Iniciar, os aplicativos são agrupados em categorias ou ordem alfabética, conforme a preferência do usuário. A barra inferior foi mantida. Ela dá acesso ao perfil do usuário e aos botões para desligar, reiniciar, suspender ou bloquear o computador.
Em linhas gerais, a impressão é a de que o espaço útil do Menu Inicial está otimizado, ao mesmo tempo em que ficou mais personalizável, como a própria Microsoft enfatiza.
O novo Menu Iniciar do Windows 11 é mostrado no vídeo a seguir:
O que mais há de novo no Windows 11?
A Microsoft anunciou vários novos recursos de IA para o Windows 11. O destaque vai para a função de agentes de IA, que interpreta o que o usuário escreve e realiza a ação correspondente, como alterar uma configuração do sistema operacional.
Outras novidades incluem:
novas ações para o Click to Do;
controles dinâmicos de luminosidade no aplicativo Fotos;
gerador de figurinhas a partir de prompts de texto no Paint;
Bloco de Notas (Notepad) com mais recursos nativos de edição de texto.
Vale destacar que os recursos de inteligência artificial são direcionados a computadores Copilot+.
Os novos recursos serão liberados nas próximas semanas, inicialmente para participantes do programa de testes Windows Insider.
Microsoft anuncia Menu Iniciar mais largo e organizado no Windows 11
Leave a Reply