Buying Here Now

Buying Here Now

GPT-4 da OpenAI consegue ser melhor que humanos em debates

GPT-4 marcou uma fase de transição importante na evolução da IA (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

Um estudo revelou que o GPT-4, modelo de linguagem da OpenAI, supera humanos em persuasão durante debates quando tem acesso a dados pessoais.
Acessando idade e posição política, por exemplo, a IA aumentou sua eficácia persuasiva em 81%, e superou humanos em 64% dos casos.
A IA utilizou principalmente linguagem lógica e analítica, enquanto humanos recorreram mais a expressões emocionais e pronomes pessoais.

Um novo experimento envolvendo 900 participantes nos Estados Unidos revelou que o GPT-4, modelo de linguagem da OpenAI, pode ser mais convincente do que interlocutores humanos durante um debate. A vantagem da inteligência artificial, no entanto, só se confirma quando ela tem acesso a dados como idade, profissão, escolaridade e posicionamento político da pessoa com quem está interagindo.

O estudo, conduzido por pesquisadores da EPFL (Suíça), Princeton University (EUA) e Fondazione Bruno Kessler (Itália), mostra que, com essas informações, o modelo aumentou significativamente sua capacidade de influenciar opiniões — superando os humanos em mais de 64% dos casos. Os resultados foram publicados na revista científica Nature Human Behaviour.

IA personalizada convence mais que humanos

A pesquisa comparou duplas de debatedores, formadas por um humano e por uma IA ou por dois humanos, em temas polêmicos como uso de combustíveis fósseis e obrigatoriedade de uniformes escolares. O diferencial do experimento foi a inclusão de dados demográficos de cada participante — como gênero, etnia, grau de escolaridade e posição ideológica —, disponibilizados aos debatedores humanos ou artificiais.

Quando o GPT-4 recebeu essas informações sobre seu oponente, conseguiu adaptar seus argumentos e se mostrar 81% mais eficaz em persuadir a pessoa com quem debatia, em relação a duplas compostas apenas por humanos. Curiosamente, os humanos não conseguiram melhorar sua performance nem mesmo quando tinham acesso aos mesmos dados.

Os pesquisadores apontam que o resultado reflete uma tendência já presente nas redes sociais: a microsegmentação de conteúdo, conhecida como microtargeting, que personaliza mensagens com base em dados do público. A diferença é que agora a IA consegue fazer isso com grande eficiência em tempo real, o que acende um alerta sobre seu potencial em manipular discussões online.

Como a IA muda os debates?

Personalização torna IA mais convincente em argumentações (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Além de observar os índices de persuasão, os autores do estudo também analisaram o estilo de argumentação. A IA usou majoritariamente linguagem lógica e analítica, enquanto os humanos tendiam a recorrer a expressões emocionais e uso de pronomes pessoais. Ainda assim, a personalização dos argumentos não mudou o tom da IA — apenas tornou seus pontos mais direcionados ao perfil de cada interlocutor.

Um dado intrigante do experimento é que, em três de cada quatro interações, os participantes conseguiram identificar que estavam debatendo com uma IA. Mesmo assim, estavam mais dispostos a mudar de opinião quando sabiam que estavam conversando com um robô. Os motivos por trás dessa reação ainda são desconhecidos e devem ser aprofundados em futuras pesquisas.

Embora a dinâmica dos debates controlados não reflita exatamente o comportamento nas redes sociais, o estudo indica que ferramentas baseadas em IA podem ser tanto um risco quanto uma solução. Se por um lado podem propagar desinformação, também poderiam ser usadas para combatê-la, criando respostas personalizadas a narrativas falsas. No entanto, os pesquisadores alertam para o fato de que entender como as pessoas interagem com essas tecnologias é fundamental antes de adotar qualquer estratégia nesse sentido.

Com informações do Gizmodo e da MIT Technology Review
GPT-4 da OpenAI consegue ser melhor que humanos em debates

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Review Your Cart
0
Add Coupon Code
Subtotal