Google Play exigirá mudança em apps para melhorar desempenho do Android (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
A partir de novembro de 2025, aplicativos distribuídos via Google Play Store terão que seguir uma nova regra: suportar um tamanho de página de 16 KB em vez dos atuais 4 KB. O objetivo é melhorar o desempenho do app e do próprio Android. Mas o que exatamente essa mudança significa?
Para entendermos o que muda, é importante termos em mente que, a exemplo de outros sistemas operacionais, o Android trabalha com o conceito de memória lógica, que é acessada pelos processos dos softwares em execução.
A memória lógica é baseada na memória física, isto é, a memória “real” (na forma de chips). Para que isso ocorra, a memória lógica é organizada em blocos de tamanho fixo chamados de páginas.
Tradicionalmente, o Android suporta páginas de 4 KB. Mas o Android 15 passou a suportar páginas com 16 KB de tamanho. E esse vai ser o novo padrão a partir de agora.
Por que páginas de 16 KB são importantes no Android?
Porque os endereços de memória lógica devem ser convertidos em endereços de memória física para que esta última seja efetivamente acessada.
Isso é feito por meio de um mecanismo chamado Unidade de Gerenciamento de memória (MMU, na sigla em inglês) com apoio do sistema operacional, que preenche uma tabela de páginas para informar quais delas estão associadas a cada processo.
Se cada página tiver 16 KB em vez de 4 KB, o sistema operacional gastará menos tempo lidando com a tabela de páginas. Estima-se que, no Android, essa mudança deixará a inicialização do sistema até 8% mais rápida e reduzirá o tempo de abertura de aplicativos em até 30%, por exemplo.
Android 15 já é compatível com tamanho de página de 16 KB (imagem: reprodução/Android Developers Blog)
Google Play exigirá tamanho de página de 16 KB
A partir de 1º de novembro de 2025, tanto aplicativos novos quanto os já existentes que são destinados ao Android 15 ou versões posteriores terão que suportar o tamanho de página de 16 KB, segundo o Google. Não é só pelo ganho de desempenho. O objetivo também é evitar que o app não funcione corretamente se a mudança não for implementada.
Felizmente, grande parte dos aplicativos mais populares já é compatível com páginas de 16 KB, especialmente aqueles que são desenvolvidos por meio de frameworks modernos, como Flutter ou React Native.
Para aqueles que ainda não são compatíveis, bom, há um prazo de seis meses para a mudança.
Google Play exigirá mudança em apps para melhorar desempenho do Android
Leave a Reply