Agente de IA chega ao GitHub (imagem: divulgação/GitHub)
Resumo
GitHub lançou um novo agente de inteligência artificial para tarefas de código.
O agente opera em repositórios e segue instruções personalizadas dos desenvolvedores.
A funcionalidade está disponível para assinantes Copilot Enterprise e Pro+ a partir de hoje.
O GitHub e a Microsoft anunciaram hoje a chegada de um novo agente de inteligência artificial para o GitHub, capaz de implementar tarefas de código para desenvolvedores. O próprio agente configura um ambiente de desenvolvimento seguro, alimentado pelo GitHub Actions. Ele só inicia o trabalho quando o usuário lhe atribui um issue.
Segundo Thomas Dohmke, CEO do GitHub, o agente é eficaz em tarefas de baixa a média complexidade em bases de código bem testadas, desde a adição de recursos e correção de bugs até a extensão de testes, refatoração de código e melhoria de documentação. Ele opera em um ambiente temporário e personalizável, alimentado pelo GitHub Actions.
O novo agente de programação atua no GitHub, mesmo local onde os desenvolvedores costumam colaborar. “Você pode atribuir tarefas demoradas ao Copilot, que utilizará pull requests, CI/CD e todas as suas ferramentas existentes, enquanto você se concentra no trabalho mais estratégico.”
O modo agente é executado no PC ou Mac do usuário, ou em um contêiner de desenvolvimento remoto, como o GitHub Codespaces. Como forma de manter a segurança, as seguintes políticas serão usadas:
As políticas padrão aplicadas incluem:
O agente só pode enviar commits para branches que ele criou, mantendo o branch padrão seguro.
O desenvolvedor que solicita um pull request do agente não pode ser o revisor responsável pela aprovação.
O acesso à internet do agente é limitado a uma lista confiável de destinos, que pode ser personalizada.
Os workflows do GitHub Actions não são executados sem a aprovação do usuário, permitindo que ele revise o código antes da execução.
GitHub permite atribuir trabalho para agente de IA do Copilot (imagem: divulgação)
Além disso, o agente incorpora contexto de discussões relacionadas a issues ou pull requests e segue instruções personalizadas do repositório, permitindo que ele compreenda tanto a intenção da tarefa quanto os padrões de codificação do projeto.
A novidade será liberada para assinantes do Copilot Enterprise e Copilot Pro+ a partir de hoje (19). O anúncio foi feito durante o Microsoft Build 2025, evento voltado para profissionais de tecnologia que acontece em Seattle, nos Estados Unidos.
A Microsoft aproveitou a data para informar que o modo agente pode ser ativado em mais IDEs, incluindo Xcode, Eclipse, JetBrains e Visual Studio.
GitHub ganha novo agente de IA capaz de escrever código
Leave a Reply