Saiba como configurar o Google Chrome para economizar memória RAM durante o uso (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
Há algumas ações que ajudam a diminuir o consumo de memória do Chrome. O navegador do Google oferece modos nativos de economia de RAM e energia, além de permitir o uso de extensões que desativam processos em segundo plano de guias inativas.
O alto consumo de RAM do Google Chrome ocorre porque o navegador executa cada guia, extensão e plugin em processos separados. Essa arquitetura aumenta a segurança e estabilidade durante a navegação, mas exige mais recursos de memória do computador.
A seguir, veja três formas de diminuir o consumo de memória do Chrome.
ÍndiceComo configurar o Chrome para consumir menos memória1. Abra o menu do Chrome2. Clique em “Configurações”3. Acesse a guia “Desempenho” do navegador4. Ative o modo “Economia de memória”5. Escolha uma das opções de economia de memória do ChromeComo usar extensões para poupar uso de RAM no Chrome1. Baixe a extensão Tab Suspender2. Fixe a extensão no Chrome3. Deixe a guia do Chrome inativa4. Reative a guia do ChromeComo configurar o Chrome para consumir menos bateria1. Clique no botão “Mais” do Chrome2. Acesse as configurações do Chrome3. Selecione a guia “Desempenho” do navegador4. Ative o modo “Economia de energia”5. Defina o modo de economia de energia do navegadorComo funciona o recurso de economia de memória do ChromePor que o Chrome consome muita memória RAM?Posso ver quais abas estão consumindo muita memória no Chrome?O Chrome consome mais memória que outros navegadores?Também posso reduzir o consumo da CPU do Google Chrome?
Como configurar o Chrome para consumir menos memória
1. Abra o menu do Chrome
Abra o navegador Google Chrome no seu PC e toque em “Mais”, ícone de três pontos no canto superior direito da tela, para visualizar um menu de opções.
Acessando o menu “Mais” do Google Chrome (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
2. Clique em “Configurações”
Clique em “Configurações” para abrir uma guia com as configurações do navegador Chrome.
Abrindo a opção “Configurações” (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
3. Acesse a guia “Desempenho” do navegador
Clique na opção “Desempenho”, no canto esquerdo da tela, para ver mais opções de configurações.
Clicando na guia “Desempenho” (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
4. Ative o modo “Economia de memória”
Desça a tela até encontrar a seção “Memória” e ative a chave ao lado da opção “Economia de memória”. Esse recurso é essencial se você notar o Chrome consumindo muita memória do seu PC.
Importante: se o recurso estiver ativado, pule para o passo seguinte.
Ativando a função “Economia de memória” (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
5. Escolha uma das opções de economia de memória do Chrome
Marque a opção de configuração do navegador que consome menos RAM durante o uso conforme as suas necessidades:
Moderada: as guias do Chrome ficam inativas após um longo período sem uso, aumentando o tempo de uso de RAM;
Equilibrada: as guias do navegador ficam inativas após um breve período sem uso, garantindo um uso de RAM equilibrado;
Máximo: as guias do Chrome ficam inativas em um curto período sem uso, reduzindo rapidamente o uso geral de RAM.
Definindo a opção de economia de RAM do Google Chrome (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
Como usar extensões para poupar uso de RAM no Chrome
1. Baixe a extensão Tab Suspender
Visite a página da extensão “Tab Suspender” na Chrome Web Store e clique no botão “Usar no Chrome” para fazer download. Em seguida, na janela pop-up, clique em “Adicionar extensão” para concluir a instalação no navegador do Google.
Essa ferramenta permite que você selecione as guias que devem ficar inativas durante a navegação. Sendo uma ótima solução para quando você perceber o notebook usando muita memória.
Baixando e instalando a extensão “Tab Suspender” no Google Chrome (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
2. Fixe a extensão no Chrome
Clique no menu de Extensões, ícone de quebra cabeça no canto superior direito do navegador, após a instalação. Então, busque pelo Tab Suspender na lista de extensões e clique no ícone de alfinete (pin) para fixar a ferramenta no Chrome.
Fixando o Tab Suspender na área de Extensões do Chrome (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
3. Deixe a guia do Chrome inativa
Ao notar que uma guia do Google Chrome está consumindo muita RAM, clique no ícone do Tab Suspender na área de extensões. Depois, selecione a opção “Suspend this tab now” (“Inative essa guia agora”, em tradução livre).
Suspendendo uma guia que não ficará em uso (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
4. Reative a guia do Chrome
Para reativar a guia pelo Tab Suspender basta clicar na tela ou atualizar a página.
Reativando a guia inativada pelo Tab Suspender (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
Como configurar o Chrome para consumir menos bateria
1. Clique no botão “Mais” do Chrome
Abra o Google Chrome no seu PC e clique no botão “Mais”, ícone de três pontos no canto superior da tela, para abrir um menu de opções do navegador.
Abrindo o menu “Mais” do Google Chrome (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
2. Acesse as configurações do Chrome
Clique em “Configurações” para encontrar mais opções do navegador do Google.
Acessando a opção ‘Configurações” (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
3. Selecione a guia “Desempenho” do navegador
Clique em “Desempenho”, no menu no canto esquerdo da tela, para ver mais opções de performance do navegador.
Selecionando a guia “Desempenho” do Chrome (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
4. Ative o modo “Economia de energia”
Desça a tela de configurações de desempenho do Chrome até encontrar a seção “Energia”. Então, ative a chave ao lado da opção “Economia de energia”.
Importante: se esse recurso para economia de energia estiver ativo, pule para o próximo passo.
Ativando o recurso “Economia de energia” (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
5. Defina o modo de economia de energia do navegador
Selecione uma das opções disponíveis para a economizar a energia do PC durante o uso do navegador:
Ativar apenas quando a bateria estiver em 20% ou menos;
Ativar quando o computador estiver desconectado de uma fonte de energia.
Marcando a opção de economia de energia do Chrome (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)
Como funciona o recurso de economia de memória do Chrome
A função de economia de memória do Google Chrome suspende as guias que não estão em uso para diminuir o consumo de RAM. Essa medida otimiza o desempenho do navegador e do computador, prevenindo lentidão e travamentos.
A guia suspensa é rapidamente reativada e recarregada assim que a pessoa clica nela novamente. Então, o navegador volta a utilizar os recursos da máquina enquanto a pessoa está acessando a página.
Por que o Chrome consome muita memória RAM?
O Chrome é um dos navegadores web que mais consome memória RAM devido aos seguintes fatores:
Processos isolados por guia e extensão: o Chrome roda cada guia, extensão e plugin como um processo separado. Essa arquitetura aumenta o consumo de memória, mas oferece mais estabilidade ao evitar que a falha em um processo trave o navegador por completo;
Pré-renderização e cache extensivo: o Chrome pré-renderiza páginas e armazena um grande cache de dados para acelerar a navegação. Isso exige mais memória disponível para manter as informações prontas para acesso rápido;
Extensões e aplicações em segundo plano: muitas extensões e apps do Chrome continuam ativos usando RAM mesmo quando as abas estão fechadas, impactando o consumo geral do navegador;
Uso da aceleração de hardware: embora melhore o desempenho visual, a aceleração por hardware (GPU) utilizada pelo Chrome para renderização pode, em alguns casos, contribuir para um maior consumo de memória do sistema;
Gerenciamento de memória otimizado para velocidade: o Chrome prioriza a velocidade de carregamento, o que leva a um gerenciamento que mantém mais dados carregados na RAM. Diferente de outros navegadores que liberam recurso imediatamente.
Posso ver quais abas estão consumindo muita memória no Chrome?
Sim, você pode verificar o uso da memória RAM no Chrome ao usar o comando Shift+Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas do navegador. A ferramenta lista todas as guias, extensões e processos ativos e o respectivo consumo de memória.
Além disso, as versões mais recentes do Chrome exibem o consumo de RAM ao passar o mouse sobre uma guia. Uma caixa de informações mostra a quantidade específica de memória que está sendo usada, permitindo identificar as que consomem mais recursos.
O Chrome consome mais memória que outros navegadores?
Sim, o Google Chrome geralmente consome mais memória RAM do que concorrentes como Microsoft Edge, Safari e Firefox. Ele se torna o navegador menos eficiente nesse quesito porque executa cada guia como um processo separado, visando estabilidade.
No entanto, o Google está sempre implementando melhorias no navegador. Por isso, é essencial atualizar o Google Chrome frequentemente, pois as versões mais recentes incluem novos recursos que ajudam a otimizar o uso de RAM durante a navegação.
Também posso reduzir o consumo da CPU do Google Chrome?
Sim, há algumas ações que ajudam a otimizar o consumo do processador do PC ao navegar usando o Google Chrome. Por exemplo, reduzir o número de guias abertas e usar extensões essenciais pode melhorar o desempenho da máquina.
Você também pode deixar o Chrome mais rápido ao gerenciar as extensões que não estão em uso e limpar regularmente o cache e os cookies. Essas ações simples ajudam a diminuir a carga da CPU, impactando positivamente no desempenho geral da máquina.
Chrome consumindo muita memória? Saiba como otimizar o uso da RAM pelo navegador
Leave a Reply