Buying Here Now

Buying Here Now

Carteira Google testa exigência de autenticação para acessar dados

Carteira exigirá autenticação quando o dispositivo for desbloqueado poucos minutos antes (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

O Google parece estar preparando um reforço nas medidas de segurança da sua carteira digital, tanto para smartphones Android quanto para relógios com sistema Wear OS. Segundo o site 9to5Google, o aplicativo de celular começará a exigir autenticação do usuário para visualizar cartões e documentos armazenados. Já nos smartwatches, a novidade pode ser o retorno da exigência de senha a cada transação por aproximação. 

Atualmente, a Carteira do Google já solicita uma verificação de identidade (como impressão digital, PIN ou padrão) para autorizar pagamentos, caso o aplicativo seja aberto cerca de três minutos após o último desbloqueio do celular. No entanto, a nova abordagem deve ir além, bloqueando o acesso à tela principal, em que o carrossel de cartões e a lista de passes e documentos são exibidos. 

PIN a cada pagamento pode voltar ao Wear OS

Paralelamente, a Carteira Google para Wear OS também pode estar caminhando para um reforço de segurança (potencialmente ainda mais incômodo). Isso porque recentemente, no Reddit, múltiplos usuários relataram que seus relógios voltaram a exigir a inserção do PIN para cada transação de pagamento por aproximação (NFC). 

Carteira do Google para smartwatches já apresentou bug com exigência de PIN (imagem: Jay Bonggolto/Android Central)

Em 2024, um bug fez com que essa exigência de PIN acontecesse, gerando uma onda de reclamações pela perda de praticidade. Na época, o Google corrigiu rapidamente o problema. Desta vez, a empresa informou a um usuário que essa é uma das medidas que serão tomadas para proteger as transações e a privacidade das contas. 

Implementação em testes

Todas essas potenciais mudanças na Carteira do Google se encontram, ao que tudo indica, em fase de testes ou observação limitada. A nova exigência de autenticação para simplesmente abrir o aplicativo no Android, por exemplo, foi identificada por alguns usuários a partir da versão 25.18 do aplicativo e em modelos específicos de smartphones.

O Google ainda não se pronunciou oficialmente sobre nenhuma das duas mudanças observadas.

Com informações de 9to5Google e Android Police
Carteira Google testa exigência de autenticação para acessar dados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Review Your Cart
0
Add Coupon Code
Subtotal