Problema no Threads impactou os telefones com sistema Android (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Resumo
A Motorola recomenda atualizar o app Threads e o Google Play Services para evitar problemas de consumo da bateria em smartphones Android.
A atualização desses apps resolve conflitos de autenticação em segundo plano causados por atualizações recentes de aplicativos de terceiros.
A reinicialização dos dispositivos é orientada após a atualização para melhorar a duração da bateria, com destaque para o impacto em aparelhos da Motorola.
A Motorola recomendou nesta quarta-feira (21) que os donos de celulares da marca atualizem o Threads e o Google Play Services para evitar o problema que reduz a duração da bateria de smartphones com sistema Android. A empresa explicou ao Tecnoblog que as versões mais recentes destes apps podem resolver conflitos que estavam incomodando os consumidores.
Entenda o caso
O Tecnoblog acompanha os relatos crescentes de donos de aparelhos com Android, em especial da Motorola e da Samsung, há pelos menos 15 dias. Os consumidores se queixavam, por exemplo, de que a bateria do telefone caía de 70% para 12% durante a noite, enquanto estava sem uso.
A hipótese inicial era de um problema no Google Play Services, espécie de módulo do Android que é controlado pelo Google e possibilita o acesso facilitado a serviços como Gmail e Google Agenda. Não é possível quantificar o impacto do problema, mas, no nosso monitoramento, alguns leitores que adotaram este procedimento viram melhorias. Outros não.
Nós apuramos que fabricantes e empresas de software iniciaram uma verdadeira força-tarefa para tentar identificar o motivo da pane. Fontes do Tecnoblog asseguraram que a questão não era com o Play Services, ao contrário do que se imaginou inicialmente.
Motorola Razr 60 Ultra está entre os lançamentos recentes (foto: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)
Problema no Threads
Agora, a Motorola vem a público com uma análise conclusiva do assunto. As equipes internas detectaram que atualizações recentes para aplicativos de terceiros “podem ter desencadeado um conflito de autenticação em segundo plano envolvendo apps de mídia social”.
Os testes conduzidos pela gigante dos smartphones mostraram ainda que a simples atualização do Threads e do Google Play Services pode ajudar a resolver o problema. A Motorola ainda recomenda que os consumidores reiniciem os telefones após este procedimento.
Problema do mundo Android
Apesar desta crise também afetar aparelhos Samsung e Google Pixel, a Motorola foi a mais impactada, tanto que o Reclame Aqui registrou aumento no número de queixas sobre a empresa, conforme divulgado em primeira mão pelo Tecnoblog.
“Agradecemos a compreensão enquanto continuamos a monitorar a situação e trabalhar com nossos parceiros para assegurar a melhor experiência possível para nossos usuários”, afirma a nota da Motorola.
Bug da bateria: Motorola recomenda atualizar o app Threads
Leave a Reply