Buying Here Now

Buying Here Now

Bloco de Notas do Windows 11 vai ter IA que escreve texto para você

Bloco de Notas do Windows 11 vai ter IA que escreve texto para você (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Microsoft continua incrementando o Windows 11 com recursos de inteligência artificial. No movimento mais recente, a companhia decidiu “turbinar” o Bloco de Notas (Notepad) com uma função que gera rascunhos ou prévias de textos com base nos prompts, isto é, nas instruções dadas por você.

Se você ficou com sensação de já ter visto esse filme, é porque o Bloco de Notas já conta com funções de IA generativa que permitem ao usuário reescrever ou resumir textos.

O novo recurso é um complemento. A ideia é permitir o uso da inteligência artificial para iniciar um texto ou acrescentar conteúdo a um texto que já começou a ser escrito pelo usuário.

Para tanto, você pode clicar com o botão direito do mouse sobre o ponto onde quer inserir um texto novo ou selecionar um trecho já existente que servirá de base para a IA generativa gerar o acréscimo.

Quando a nova função de IA chega ao Bloco de Notas?

Como de hábito, a Microsoft vai liberar a nova função de inteligência artificial inicialmente para participantes do programa de testes Windows Insider, tanto nos canais Canary quanto Dev do Windows 11. O recurso será liberado no Notepad versão 11.2504.46.0. É necessário ter um computador Copilot+ para ter acesso à novidade.

Gerador de texto por IA do Bloco de Notas para Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft)

Há mais um porém. A exemplo dos outros recursos de IA do Bloco de Notas, o gerador de texto requer login em sua conta Microsoft. Quem assina o Microsoft 365 tem 60 créditos por mês para utilizar IA no Notepad e em várias outras ferramentas da companhia. Usuários sem assinatura têm 15 créditos por mês.

Ainda não há informação sobre quando o novo recurso de IA do Bloco de Notas será liberado para todos os usuários do Windows 11 com máquinas habilitadas para isso.

Paint e Ferramenta de Captura também ganharão mais IA

A Microsoft também anunciou mais recursos de inteligência artificial para o Paint e a Ferramenta de Captura (Snipping Tool). No primeiro software, o destaque vai para um gerador de adesivos a partir de prompts. Os adesivos podem ser editados e, depois de prontos, salvos ou transferidos para outros aplicativos.

O Paint vai receber ainda uma nova ferramenta de seleção de objetos que usará IA para fazer esse trabalho de modo mais preciso e rápido.

Adesivo gerado por IA no Paint do Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft)

Na Ferramenta de Captura, a inteligência artificial permitirá que as imagens obtidas sejam ajustadas automaticamente, de modo que você possa salvar apenas uma área específica da captura, descartando rapidamente pontos que lhe são inúteis.

Novamente, esses recursos serão liberados para participantes do Windows Insider nesta fase inicial.
Bloco de Notas do Windows 11 vai ter IA que escreve texto para você

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Review Your Cart
0
Add Coupon Code
Subtotal