Buying Here Now

Buying Here Now

Apple x Epic: juiz exige que Fortnite seja lançado na App Store americana

App Store americana pode contar com Fortnite em breve — depende apenas da Apple (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Justiça americana publicou uma decisão na qual exige que a Apple libere o Fortnite na App Store dos Estados Unidos. A decisão foi emitida pela juíza Yvonne Gonzalez Rogers, que atua na disputa judicial entre Epic Games e Apple, em resposta à ação aberta pela Epic nesta segunda-feira (19). A juíza federal ainda pede que, do contrário, a Apple explique qual a razão legal pela qual ela pode impedir o upload do jogo à App Store.

Na decisão, Rogers parece irritada e sem paciência, alegando que a Apple é capaz de cumprir a determinação judicial sem uma audiência ou comunicação do tribunal federal. A juíza ainda diz que a Apple pode mostrar qual autoridade legal possui para ignorar as ordens da Corte.

Quais serão os próximos passos para o Fortnite chegar à App Store?

Em sua decisão, a juíza diz que as duas partes (Epic e Apple) podem enviar um comunicado informando que a situação foi resolvida — ou seja, o Fortnite foi liberado na App Store americana. Caso a Apple discorde da decisão, que basicamente é um puxão de orelha para ela cumprir o determinado anteriormente, a big tech tem até quarta-feira (21) para responder.

pic.twitter.com/PUwvX8fgGe
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) May 19, 2025

Nesse cenário, a Epic poderá enviar uma réplica no dia 23 de maio (sexta-feira). Se a disputa necessitar de intervenção judicial, a Apple terá que participar de uma audiência no dia 27 de maio (próxima terça-feira).

Contudo, a empresa também pode apenas evitar mais dor de cabeça para o seu jurídico e acabar liberando o Fortnite na App Store. Assim, não necessitará comparecer à audiência na próxima terça-feira. Dado os históricos recentes da Apple, que também vai até as últimas instâncias no caso da App Store no Brasil, é provável que essa novela não encerre esta semana.

Relembre a nova briga entre Epic e Apple

Na semana passada, a Apple não aprovou a liberação do Fortnite na App Store americana, contrariando uma promessa feita perante a Justiça. A big tech justificou que não vai liberar o game nos iPhones dos Estados Unidos enquanto seu recurso não for julgado pela Corte de Recursos.

Disputa entre Epic e Apple poderia ser resolvida no Fortnite (imagem: divulgação)

A Epic enviou o Fortnite para a App Store no dia 7 de maio, mas a Apple seguiu omissa em relação ao review do jogo — uma etapa da App Store na qual é analisado se há violações à política da loja, bugs e malwares no software. Na sexta-feira passada (16), o Fortnite também foi reprovado na App Store da UE, o que levou a Epic a desligar o servidor dos jogos no iOS.

A Apple se defende dizendo que a decisão de deixar o jogo offline foi da Epic. A big tech também explicou que comunicou à empresa que ela deveria separar as builds dos jogos para os EUA e para a UE. Como a Epic não fez isso, o Fortnite também foi suspenso nos iPhones europeus.

Em março, a Epic Games comunicou que pretende lançar em julho a sua loja para o iOS no Brasil, o que traria de volta o Fortnite para os iPhones do país. Essa decisão da empresa está ligada ao processo do Cade contra a Apple, que exige que o iOS conte com lojas de terceiros.

Com informações de TechCrunch
Apple x Epic: juiz exige que Fortnite seja lançado na App Store americana

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Review Your Cart
0
Add Coupon Code
Subtotal