Após derrotar Apple, Epic deixa sua loja mais atraente para desenvolvedores (divulgação/Epic Games Store)
A Epic Games venceu uma importante batalha judicial contra a Apple. Como que para estender os efeitos dessa vitória, a companhia deixou a sua loja online de jogos mais amigável aos desenvolvedores: a Epic Games Store cobrará 0% de taxa sobre o primeiro milhão de dólares que um app gerar no serviço.
A nova política significa que, se um jogo distribuído via Epic Games Store gerar até US$ 1 milhão por ano em vendas processadas pelo mecanismo de pagamentos do serviço, a loja não ficará com nenhuma porcentagem sobre esse valor.
Se esse montante for superado dentro de um período de 12 meses, a Epic aplicará o atual esquema de participação “88/12”, ou seja, cobrará 12% sobre a receita do aplicativo, deixando o desenvolvedor com os 88% restantes.
A novidade é interessante porque permite que o desenvolvedor tenha uma margem de lucro maior ou aplique preços mais baixos sobre os seus produtos para ganhar em volume de vendas, por exemplo.
De acordo com a Epic Games, a política de taxa zero sobre o primeiro milhão de dólares entrará em vigor a partir de junho de 2025.
Desenvolvedor poderá ter loja hospedada pela Epic Games
Outra novidade da Epic Games é um recurso de webshops. Com ele, os desenvolvedores poderão criar lojas próprias, mas que são hospedadas na Epic Games Store.
Essa possibilidade também é interessante, desta vez por permitir que o desenvolvedor use a sua própria loja para compras dentro de aplicativos distribuídos via App Store ou Google Play Store.
“Eles (desenvolvedores) poderão oferecer compras digitais fora do aplicativo (out-of-app purchases) como uma alternativa mais econômica às compras dentro do app (in-app purchases), que normalmente envolvem altas taxas cobradas por plataformas como Apple e Google”, explica a Epic Games.
Os webshops da Epic Games Store também serão oferecidos a partir de junho de 2025.
Epic Games Store no navegador (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Que vitória a Epic Games obteve contra a Apple?
A Epic Games move processos judiciais contra a Apple e o Google por entender que a App Store e a Play Store cobram taxas abusivas do desenvolvedores (em linhas gerais, de até 30% sobre as vendas em apps distribuídos por essas lojas).
Sobre o caso da Apple, um tribunal dos Estados Unidos determinou, em 2021, que a companhia permitisse que desenvolvedores inserissem links para serviços de pagamentos de terceiros em seus aplicativos para obter taxas mais baixas.
Essa decisão foi cumprida, mas a Apple aplicou taxas de até 27% sobre as vendas realizadas por meio desses links. A Epic Games foi aos tribunais novamente e venceu: a Apple foi proibida de cobrar comissões a partir de vendas feitas via links em aplicativos. A companhia irá recorrer da decisão.
Após derrotar Apple, Epic deixa sua loja mais atraente para desenvolvedores
Leave a Reply