AnduinOS é a cara do Windows 11 (imagem: reprodução/The Register)
Distribuições Linux que lembram o Windows no visual não são novidade. O que chama a atenção no AnduinOS é que o projeto foi criado por Anduin Xue, um engenheiro de software da Microsoft, na China. Além disso, a atual versão 1.3 é muito parecida com o Windows 11.
Essa semelhança torna o AnduinOS uma opção em potencial para quem tem um PC com Windows 10. Essa versão do sistema operacional terá seu ciclo de suporte encerrado pela Microsoft em 14 de outubro de 2025.
Depois dessa data, o Windows 10 não receberá mais atualizações funcionais ou de segurança, com exceção para organizações que contratarem um plano de suporte estendido (usuários domésticos também poderão estender o suporte ao Windows 10 mediante pagamento, mas por um ano).
Nessas circunstâncias, a solução mais óbvia seria a de migrar para o Windows 11. Mas essa versão não é compatível com computadores antigos (em linhas gerais, fabricados antes de 2017). É aí que distribuições Linux podem entrar em cena, com o AnduinOS aparecendo como uma opção para quem quer uma experiência próxima à oferecida pelo Windows.
Área de trabalho do AnduinOS (imagem: divulgação/AnduinOS)
Como é o AnduinOS 1.3?
O AnduinOS 1.3 é baseado principalmente no Ubuntu 25.04 que, por sua vez, foi lançado em abril e usa o Gnome 48 como ambiente de desktop padrão. Um detalhe notado pelo The Register é que o visual do AnduinOS 1.3 que remete ao Windows 11 não é resultado de um ambiente de desktop diferente, mas de uma modificação impressionante do Gnome.
Isso é interessante porque o AnduinOS consegue aproveitar o que há de melhor no Gnome 48. É verdade que alguns recursos foram removidos do ambiente de desktop e do próprio Ubuntu para tornar a distribuição mais leve, mas ela ainda continua bastante funcional.
Também é verdade que o projeto é relativamente novo (a primeira versão estável foi lançada em setembro de 2024) e, consequentemente, ainda tem margem para melhorias. Mas, de novo, ela já é bastante funcional.
Só para dar uma noção, a barra de tarefas da distribuição é realmente muito parecida com a do Windows 11, bem como o widget de previsão do tempo e o Menu Iniciar. Para completar, qualquer software compatível com o Ubuntu roda por aqui.
Navegador de internet no AnduinOS (imagem: divulgação/AnduinOS)
Quem mantém o AnduinOS?
O AnduinOS é uma criação de Anduin Xue, que trabalha como engenheiro de software em tempo integral na divisão chinesa da Microsoft. Ele explica que não exerce nenhuma atividade relacionada ao Windows, razão pela qual a distribuição Linux provavelmente não lhe causa nenhum conflito com a companhia.
Xue também conta que mantém o AnduinOS sozinho, com recursos financeiros próprios e durante o seu tempo vago. O projeto surgiu como um passatempo e, no momento, não há planos comerciais para a distribuição.
Como baixar o AnduinOS?
O AnduinOS está disponível no site oficial. Ao clicar em Download, no meio da página, basta escolher o idioma de sua preferência para baixar o torrent correspondente (sim, há versão em português). O pacote de instalação tem 2 GB de tamanho, aproximadamente.
Os requisitos mínimos de hardware incluem um processador com 2 GHz, 4 GB de memória RAM e 20 GB de espaço livre de armazenamento.
AnduinOS: distro Linux de funcionário da Microsoft é a cara do Windows 11
Leave a Reply