Android vai detectar fraude por SMS e facilitar localização de pessoas (imagem: divulgação/Google)
O Google escolheu esta terça-feira (13/05) para anunciar uma série de novidades para o universo do Android. Entre elas estão novos recursos de segurança para a plataforma. Um deles promete melhorar o combate a golpes que chegam ao celular via SMS. Outro deve facilitar a localização geográfica de amigos ou familiares.
A principal dificuldade na prevenção de fraude via mensagens está no fato de elas serem exploradas de diversas formas pelos golpistas. Por conta disso, o Google Mensagens aprimorará o uso de inteligência artificial para identificar padrões que sugerem que o usuário está diante de uma tentativa de golpe.
Se, por exemplo, o Google Mensagens suspeitar que um pedido de pagamento ou transferência de dinheiro é um golpe, um alerta será exibido em tempo real na tela, com opção de o usuário bloquear e denunciar a mensagem. Além de fraudes envolvendo dinheiro, a tecnologia será capaz de detectar abordagens baseadas em criptomoedas e vale-presentes, por exemplo.
Essa proteção deverá ser especialmente útil a pessoas com pouca experiência com tecnologia que, como tal, têm dificuldades em notar abordagens fraudulentas na internet.
Na verdade, essa “novidade não é tão nova”: ela foi introduzida no fim de 2024, mas somente nos dispositivos Pixel 9. Agora, o Google planeja expandir o recursos para mais aparelhos.
Nos Estados Unidos, o Google Mensagens é mais focado em RCS, padrão de mensagens pouco conhecido no Brasil. Mas a ferramenta também é compatível com SMS, como o próprio Google enfatiza, razão pela qual a nova proteção contra fraudes auxiliada por IA poderá ser útil aos brasileiros em algum momento.
Encontre mais dispositivos e até pessoas no Find Hub
Confirmando o que já havia sido anunciado em março, o Google aproveitou a tecnologia do Encontre Meu Dispositivo (Find My Device) para permitir que, no mesmo aplicativo usado para encontrar um celular ou tablet perdido, você possa localizar outras pessoas (desde que elas permitam que isso aconteça, obviamente).
Isso pode ser útil para você encontrar amigos em um parque grande ou se assegurar de que um familiar chegou em casa com segurança, por exemplo. O compartilhamento da localização da pessoa é mostrado em um mapa, em tempo real. Você pode decidir quem verá essa informação, e por quanto tempo.
Find Hub no Android (imagem: reprodução/Google)
Devido a essa ampliação funcional, o Encontre Meu Dispositivo foi rebatizado para Find Hub. De acordo com o Google, a ferramenta também está sendo aprimorada para suportar mais dispositivos, como tags compatíveis com Bluetooth e UWB.
Para completar, o Find Hub poderá utilizar conectividade via satélite para ampliar a sua capacidade de localização, tanto de dispositivos quanto de pessoas.
A expectativa é a de todos esses recursos sejam liberados no Android 16, a ser lançado oficialmente ainda em 2025.
Mas não há como negar: a maior novidade do Android 16 é o M3 Expressive, seu novo padrão visual.
Android vai detectar fraude por SMS e facilitar localização de pessoas
Leave a Reply